SAIBA QUAL É A SUA DOR

A dor temporomandibular pode ser incapacitante

 

Dores relacionadas à ATM e músculos faciais

A dor facial pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo distúrbios da articulação temporomandibular (DTM) e tensão muscular facial.

 

DTM é um termo geral para qualquer problema que afete a articulação temporomandibular (ATM), ou seja, a junta complexa que conecta a mandíbula ao crânio. Os sintomas da DTM podem incluir dor na face, na mandíbula, no ouvido e pescoço, estalos na ATM, dificuldade para abrir ou fechar a boca e sensibilidade muscular facial.

 

A Tensão Muscular Facial pode ser causada por estresse, ansiedade, bruxismo (ranger dos dentes), desgaste dos dentes e perda da altura entre os arcos dentários, traumas e outros fatores. 

 

Os sintomas de Tensão Muscular Facial podem incluir dor, apertar nos músculos do rosto, dificuldade para fechar os olhos e dor de cabeça.

 

O tratamento para dor facial relacionada à ATM e Tensão Muscular Facial pode incluir medicamentos, fisioterapia, terapia comportamental e/ou procedimentos dentários que podem incluir: placas de mordida, goteiras miorrelaxantes (Jig),  dispositivos (aparelhos ortopédicos) que podem ser utilizados para promover o relaxamento muscular, reposicionar a mandíbula e aliviar a dor

 

Tipos de dor

A disfunção temporomandibular (DTM) pode causar uma variedade de dores nos músculos faciais, que podem ser descritas como:

 

 

Dor aguda

 

O que é dor aguda? A dor aguda funciona como uma reação do organismo a algo instantâneo, logo após um corte ou uma queda, por exemplo. Assim, a dor costuma ter um tempo determinado ou se estender por uma média de até no máximo três meses. Ou seja, não há continuidade ou regularidade.

 

Quais são os exemplos de dor aguda?
Se você quebrar um osso, cortar o dedo ou cair da escada, sentirá uma dor aguda. Ela aparece comosinal de que o corpo acabou de sofrer um trauma físico.

 

O que é pior, dor crônica ou aguda?
As principais diferença entre dor crônica e aguda estão no tempo de duração e na origem/causa. Enquanto a dor aguda pode ser causada por um choque ou corte, desaparecendo quando o corpo se recuperar, a dor crônica, por ser indício de uma doença mais grave, pode perdurar por anos e até mesmo não ser curada.

 
Dor crônica

 

É uma dor que persiste ou recorre por mais de 3 meses, após a resolução de uma lesão tecidual aguda ou acompanha uma lesão que não se cura. Ela pode ser um sintoma de uma variedade de condições médicas ou pode ocorrer sem uma causa conhecida.


Outros tipos de dor

 

  • Dor neuropática: Uma dor aguda e lancinante causada por danos aos nervos faciais.
  • Dor articular: Uma dor na articulação temporomandibular (ATM) que pode piorar ao abrir ou fechar a boca.
  • Dor referida: Dor em outras partes da face ou cabeça que se origina da DTM.

 

A localização e a intensidade da dor nos músculos faciais causada pela DTM podem variar de pessoa para pessoa. Em alguns casos, a dor pode ser tão intensa que interfere nas atividades diárias, como comer, falar e dormir.

 

Fatores que podem influenciar o tipo de dor

 

  • Gravidade da DTM: A dor tende a ser mais intensa em casos mais graves de DTM.
  • Músculos afetados: Diferentes músculos faciais podem ser afetados pela DTM, o que pode causar diferentes tipos de dor.
  • Condições comórbidas: Pessoas com outras condições de dor, como fibromialgia ou artrite, podem ter dor facial mais intensa causada pela DTM.
  • Fatores psicológicos: O estresse, a ansiedade e a depressão podem piorar a dor facial causada pela DTM.

 

 

coracao.png

ALINHADORES INVISALIGN

Alinhadores Invisalign são uma alternativa moderna, praticamente invisíveis, removíveis e confortáveis.

cerebro.png

AGULHAMENTO SECO

O agulhamento seco (Dry Needling) é uma técnica fisioterapêutica para aliviar a tensão muscular.

nariz.png

REORGANIZAÇÃO NEURO OCLUSAL

A RNO visa restabelecer o equilíbrio do sistema mastigatório, que inclui os dentes, músculos e a articulação.

 

visite nosso blog

Tópicos importantes e respostas a perguntas são abordados em nosso blog.

ENTRE EM CONTATO

cadastre-se e receba nosso conteúdo editorial diretamente em seu e-mail